Seremos várias pessoas cuidando de nosso meio ambiente.
Estamos prestes a encerrar a Semana do Meio Ambiente e muito refleti sobre este tema durante os últimos dias.
Pensamos tanto em investir no futuro, seja guardando dinheiro seja investindo em bens móveis e imóveis, mas não conseguimos identificar ainda a necessidade urgente de se preservar a natureza e cuidar do planeta em que vivemos.
Atitudes como fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, reduzir o tempo do banho e separar o lixo orgânico do reciclável, parecem pequenas, mas fazem uma grande diferença.
Muitas pessoas podem afirmar que “uma andorinha só não faz verão”. Mas imagine se cada um tomar consciência e praticar estes gestos tão singelos em suas casas? Serão várias pessoas lutando por um planeta sustentável.
Outro ponto importante é investir na educação ambiental, porque as crianças são os principais agentes para disseminar informação, seja em casa ou na comunidade em que vivem.
Se cada morador de Barretos plantasse uma árvore dentro ou nos arredores de sua casa nós não apenas acabaríamos com o déficit de 40 mil árvores na cidade, como teríamos uma espécie de crédito com o planeta, porque seriam plantadas muitas árvores além do necessário.
O que mais atrapalha as pessoas a praticarem atitudes sustentáveis é a espera pelo que o outro faça primeiro.
Vamos começar por nós. Comece em você a mudança que deseja ver no mundo e observe como tudo a sua volta vai se transformar.
São gestos que vão influenciar as outras pessoas da sua casa, a sua comunidade, o seu município e – por que não? – o seu estado e o seu país, como uma grande corrente do bem.
Invista no futuro do planeta, plante atitudes sustentáveis a partir de hoje.