Dutra questiona SAAE por Barretos ficar fora do ranking nacional de saneamento básico

O acesso ao saneamento básico é essencial para garantia da saúde da população.

23-06-2020
Imagem da notícia

O vereador Raphael Dutra (PSD) questiona o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) o motivo pelo qual Barretos não aparece no ranking nacional de saneamento básico. O requerimento foi aprovado na sessão de segunda-feira (22) da Câmara Municipal.

A autarquia deveria fornecer anualmente ao SNIS (Sistema Nacional de Informações de Saneamento) informações da quantidade de munícipes que são abastecidos com água tratada, que tem esgoto coletado e tratado, bem como, da coleta e destino do lixo. A partir de indicadores é possível saber quão próximo os municípios estão da universalização do saneamento.

Posteriormente, os dados são analisados pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária) que produz o ranking. O município de Guaíra por exemplo, ocupa a terceira posição na região administrativa no segmento 'rumo a universalização do saneamento' na faixa populacional de pequeno porte (até 100 mil habitantes).

A última vez que Barretos apareceu no ranking foi no estudo de 2017 com dados coletados em 2016 e ocupava a primeira posição no 'compromisso com à universalização', com 94,70 de abastecimento de água tratada, 94,22 do esgoto coletado tratado, 100% de resíduos sólidos coletados e tratados adequadamente.

Para Dutra, o acesso ao saneamento básico é essencial para garantia da saúde da população. "Em tempos de pandemia, não adianta lavar as mãos, por exemplo, em uma água que não está tratada. O isolamento social não tem a mesma segurança para quem está em um lar com água e esgoto tratado e para quem está em um com saneamento básico." - afirmou. O vereador ressalta que pesquisas apontam que a Covid-19 pode ser transmitida por meio de fezes. 

A última edição do ranking nacional de saneamento básico foi publicado em 5 de junho e reuniu 1857 municípios, cerca de 70% da população do Brasil. 

Inscreva-se em nossa Newsletter e fique por dentro das novidades